Categorias
Novo Testamento

Lucas 1

Quando vi que um monte de gente resolveu contar a história das coisas que aconteceram com a gente, histórias que nós vimos ou recebemos informações diretamente de quem viu (os discípulos de Jesus), achei que seria legal escrever também. Por isso estou mandando esta carta, doutor Teófilo, pra confirmar tudo que já te contaram.

Quando Herodes ainda era rei da Judeia, havia um sujeito que era sacerdote no templo chamado Zacarias. Sua esposa chamava-se Isabel e os dois eram gente boa pra caramba, de modo que Deus ficava muito feliz com as atitudes deles.

Mas como família é tudo igual (cada uma tem seus problemas), eles não podiam ter filhos, porque a Isabel era estéril. Acabou que os dois ficaram velhos e o sonho de terem um filho nunca se realizou. Mas num dia que Zacarias tava no templo trabalhando, enquanto acendia os incensos, um anjo apareceu. Zacarias se cagou todo e gaguejava como uma criança pega fazendo arte em flagrante. O anjo o acalmou dizendo: “Calma aí Zaca, eu não vim pra te sacanear não! Deus ouviu o que você orou e me mandou pra te avisar que sua mulher vai engravidar. Vocês vão chamar o moleque de João. Ele vai deixar todo mundo muito feliz. Vai ser um grande homem diante de Deus. Não vai encher o rabo de cachaça. Também será cheio do Espírito Santo mesmo enquanto estiver na barriga da Isabel. Cara… ele vai convencer muitos dos filhos de Deus a voltarem pro caminho do bem. Vai ser poderoso como foi o profeta Elias, pra mexer com o coração de pais e filhos; e pra transformar rebeldes em gente honesta. Tudo isso pra deixar a galera preparada pro que Deus vai fazer em seguida!”.

Zacarias ficou em dúvida, pois não haviam inventado inseminação artificial ainda. E pediu confirmações pro anjo. Aí o anjo esculachou legal.

“Manolo… meu nome é Gabriel, eu trabalho pra Deus e fui enviado pra te contar essas coisas. Sério mesmo que você ainda tira com a minha cara achando que tô de palhaçada? Pois você vai ficar mudo até o dia que essas coisas todas acontecerem, só pra aprender a ficar esperto”.

Depois de demorar tanto dentro do templo (a ponto dos de fora ficarem preocupados com o que tava rolando lá dentro), Zacarias saiu todo estabanado. E fazia mímicas tentando explicar a história do anjo e como ficou mudo. Parecia campeonato de “Imagem & Ação” em acampamento de igreja. Quando terminou o horário de serviço no templo, foi pra casa.
Nem precisou de viagra, catuaba ou inseminação artificial pra Isabel engravidar. Em poucos dias a parada tava resolvida. Isabel ficou 5 meses sem nem sair direito de casa, feliz porque Deus tinha acabado com a vergonha que sentia de não poder ser mãe. Isso era muito importante naquela cultura!

No sexto mês de gravidez o mesmo anjo apareceu em outra cidade, chamada Nazaré. E falou com uma mulher chamada Maria, que tava pertinho de partir pro rala e rola com seu futuro marido chamado José. E o anjo chegou falando: “Maria, Maria! Você é a mulher escolhida de Deus! Não há outra melhor que você”. E como já dizia o salmista, Maria não tinha a menor vaidade. Maria é que era mulher de verdade.

Ela obviamente se assustou com essa conversa toda. Se não fosse um anjo, suspeitaria que fosse uma cantada e poderia inclusive alegar assédio. Mas o anjo explicou que ela tinha sido escolhida para ser a parte humana que daria forma pro filho de Deus, que se chamaria Jesus. Explicou também que esse menino seria rei para sempre.

Maria achou tudo aquilo muito louco, pois não entendia como que iria engravidar sem… você sabe! Ela era virgem mas não era tonta. E o anjo explicou que o Espírito Santo iria fazer esse milagre se tornar verdade na vida dela; e que assim o Filho de Deus seria gerado.

O anjo também explicou o que tinha feito com a sua prima Isabel… e que pra Deus esse papo de impossível é piada.

Maria saiu correndo feito uma louca pra visitar sua prima, pois queria confirmar isso tudo. Quando chegou na porta e cumprimentou Isabel, a criança na barriga dela mexeu fortão e a mãe ficou cheia do Espírito Santo. E Isabel dizia pra Maria: “Mulher abençoada! Abençoado seja o que está na sua barriga! O que a mãe do meu Senhor veio fazer na minha casa?”.

Então Maria ficou muito alegre, pois percebeu que a treta toda era séria. E ficou feliz com tudo que Deus estava fazendo.

Dizia: “Até meu espírito está feliz com Deus! Porque ele olhou pra mim que não sou NADA e me escolheu pra entrar pra história como a escolhida do Senhor. Todo mundo vai ouvir essa história e falarão bem de mim! Como Deus é bom e como ele estende seu amor através das famílias! Ele zoa os importantes e valoriza os humildes. Ele salvou o nosso povo e continua a nos salvar sempre!”.

Ficou lá a Maria uns 3 meses ainda, então foi pra casa.
Quando Isabel deu à luz, os parentes e vizinhos vieram visitá-la, chamando o bebê de Zacarias Júnior. Mas a mãe do menino explicou que o nome do moleque seria João. Todo mundo ficou sem entender, porque não era um nome comum e nem tinha ninguém na família com esse nome. Fazia mais sentido se fosse Neymar ou Enzo. Então resolveram perguntar pro pai. Zacarias, que ainda estava mudo, pegou um papel e escreveu: “O nome dele é João!”.

Naquela mesma hora a voz de Zacarias voltou; e dizia coisas maravilhosas sobre Deus e sua bondade! Todo mundo passou a respeitar aquela família e a Deus, pois viram coisas incríveis. E ficaram tentando entender qual era a importância do menino João, pois Deus estava claramente escolhendo aquele moleque pra alguma coisa especial.

E Zacarias, cheio do Espírito Santo, falou: “Que todos falem bem de Deus, que veio e salvou o seu povo! Preparou uma salvação poderosa, conforme havia avisado aos profetas desde o início do mundo. Nos salvou de quem nos odeia e honrou tudo que prometeu pros nossos pais. Ainda bem que tá de pé a promessa de que poderíamos servir a Deus sem medo, em santidade e justiça todos os dias! Meu filho, você vai ser o maior profeta, pois irá preparar o caminho de Deus, pra trazer entendimento dessa salvação e do perdão dos pecados! Luz maravilhosa, que irá iluminar o nosso caminho e impedir que a gente caia no escuro!”.

João crescia e ficava cada vez mais forte espiritualmente. E ficou afastado da cidade até o dia que começou sua missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 33 = 37