Tiago 3

26/07/2017

Meus irmãos, não tentem ser mestres todos vocês, pois quem assume essa vocação receberá julgamento mais duro por isso. Todo mundo tem dificuldades com muitas coisas, mas se alguém não erra nas palavras que diz, então o tal se tornou poderoso inclusive pra dominar todo o seu corpo.

Pra dirigir os cavalos se coloca um freio em suas bocas e, assim, eles nos obedecem. Os navios também são guiados por um leme pequenininho, conforme a vontade de quem o pilota. A língua da gente também é uma parte pequena do corpo, mas que afeta demais a vida. Pra queimar uma floresta inteira a gente precisa só de um fósforo. Pois a língua é como este fósforo, um mundo de iniquidade, capaz de zoar com o corpo inteiro, atrapalhando a vida e sendo inflamada pelo inferno.

Tudo na natureza foi dominado e domesticado pelo homem, mas a própria língua ninguém consegue controlar. É um mal impossível de se dominar, cheia de veneno que mata.

Com a mesma língua falandos sobre as grandezas de Deus nosso Pai e, curiosamente, com ela falamos mal dos homens que foram criados semelhantes a Deus. Da mesma boca sai palavras que abençoa e outras que amaldiçoam. Não faz sentido achar que isso seja normal.

Tem como sair água salobra e água potável da mesma fonte? Dá pra uma laranjeira produzir jabuticabas? Claro que não.

Cadê os que se consideram sábios e inteligentes? Demonstrem isso pela maneira com que fazem todas as coisas em sabedoria que se traduz em mansidão. Se vocês sofrem de inveja que amarga a vida ou de sentimentos que promovem divisões em seu coração, parem de se achar bons e não mintam para a verdade. A sabedoria de vocês não está vindo do alto, mas é da terra, coisa animal e diabólica. Onde existe inveja e desejos de divisão, com certeza encontramos perturbação e todo tipo de ações ruins.

Já a sabedoria que vem do alto é diferente. Ela se manifesta de maneira pura, em paz, sem exageros em tudo, que sabe tratar cada situação e se permite ser tratada, cheia de misericórdia, cheia de boas ações, sem escolher lados conforme a conveniência e sem hipocrisia. O resultado da justiça é encontrado na paz, para os que a promovem.

Por Ariovaldo Jr

COMPARTILHE: