João 14

21/03/2013

Como um pai ou mãe que vê seu pequeno filho assustado com alguma coisa e, ao pegá-lo no colo fala com calma e ternura, Jesus chama os seus discípulos e diz: “Ei Brothers! Estou percebendo que vocês estão com o coração cheio de dúvidas e angústias. Parceiros, qual é? Não deixem seus corações perturbados, fiquem frios! Brothers, meus Brothers, creiam em Deus, creiam em mim! Lá na morada do meu Pai tem lugar para vocês e eu vou para lá agora, mas vou voltar! Na boa, vocês conhecem o caminho para onde vou”.

Aí Tomé meio que no desespero: “Aí é complicado Mestre, se não sabemos nem onde é esse tal ‘lugar’ que o Senhor vai, como é que vamos saber o caminho?”.

Jesus então lhe diz: “Ô Tomé, Eu sou o caminho porque eu sou a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não for por mim, compreende? Olha só, se vocês realmente me conhecessem já teriam conhecido o meu Pai. E vocês já o viram e já o conhecem”.

Filipe então disse: “Mostra pra gente o Pai. Isso é o suficiente para que a gente creia”.

Jesus chega perto de Filipe e com as mãos em seus ombros olha em seus olhos e diz: “Filipão! Meu querido Lipe. Quantas coisas vivemos juntos desde o dia em que começamos a andar juntos. Você se lembra dos milagres, das palavras de consolo e das curas? Você acha que aquilo tudo veio de onde e com que autoridade eram feitas? Eu e o Pai somos Um, e quem me vê, também vê o Pai. Não entendo porque você agora quer uma prova e diz ‘Me mostra o Pai?’”

E continuou a falar com ele: “Você não crê que estou no Pai e que o Pai está em mim? Lipe é sério que você não crê que o que eu fiz e disse até agora eu não fiz por mim mesmo, mas pelo meu Pai e que tudo isso é obra dele em Mim porque Eu vivo Nele e Ele vive em Mim? Sério mesmo?!”. E Jesus repetiu para reforçar a sua indignação: ”Sério Mesmo?”

E dizendo para todos os outros discípulos: “Manos, creiam em mim! Se eu disse que Eu estou no Pai e que o Pai está em mim poxa, creiam né! Na boa manos, pelo menos creiam pelo que viram.”

E Jesus continuou: “Aquele que acreditar em mim irá fazer obras maiores do que estas que fiz, porque eu estou indo para o Pai e eu continuarei a trabalhar através da vida de vocês, por isso aquilo que pedirem em meu nome eu vou fazer para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Já avançava as horas daquela mesma noite e Jesus continua a falar: “Se vocês me amam, a atitude normal é a obediência. Já pedi ao Pai que envie o Espírito Santo, ele é também é o Conselheiro e a Verdade. Este mundo materialista não pode recebê-lo porque nem sabe se isso é de comer ou por no cabelo, mas vocês o conhecem, pois está Vivo com vocês e em breve estará dentro de vocês”.

E Ele continua: “Não vou deixar vocês ‘sem pai e sem mãe’, eu vou voltar. Por um pouco de tempo o mundo não me verá, mas vocês vão me ver, pois estarei vivo e vocês também estarão. Brothers, naquele dia, ah... naquele dia, vocês vão entender tudo que aconteceu. A ficha vai cair e aí entenderão que Eu estou no meu Pai, vocês estão em Mim e eu em vocês”.

E chamando todos para bem perto, deu-lhes as mãos e cada um pôs a sua mão por cima, uma a uma, como um time de campeonato de várzea, e todos ouviram Jesus dizer: “Quem entendeu o que eu ensinei e põe em prática é de fato quem me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também vou amá-lo e entre ele e eu não haverá mistério”.

Judas, não o traíra (o outro), pergunta: “Como é que o Senhor vai se revelar a nós sem que o mundo saiba?”

Jesus diz então: “Queridão, se você realmente me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e nós vamos mudar de mala e cuia para a vida dele. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras não são minhas. Eu dei um Ctrl+C /Ctrl+V em tudo que meu Pai me falou. Foi Ele que me enviou”.

E continuou a dizer: “Estou passando a fita de tudo enquanto estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai mandou em meu nome, vai passar todas as manhas e truques e vai trazer à memória de vocês tudo que eu lhes disse”.

Sentando mais próximo da sacada, dando uma olhada no céu e no pouco movimento nas ruas, Jesus amorosamente fala aos seus amigos em um tom de despedida: “Paz brothers, minha paz eu deixo para vocês. Essa paz não é a paz que o sistema oferece. Não fiquem angustiados, não precisam ter medo. Eu já disse que irei, mas também disse que voltarei. Caras, se vocês realmente me amassem ficariam contentes, pois está tudo sob controle. O que eu disse até agora é para que quando tudo acontecer vocês de fato não duvidem mais. Já tá na hora de fechar o bico. O príncipe deste mundo já está chegando. Este safado não tem direito algum sobre mim. Para que o mundo creia vou fazer o que meu Pai me mandou. Vamos galera! Vamos dar o pira, vamos capar-o-gato, vamos dar o fora, vamos vazar”.

Guilherme Burjack - burjack@gmail.com

COMPARTILHE: