Hebreus 8

18/07/2017

Pra resumir, o que tá pegando é que agora a gente tem um sacerdote superior a todos os outros que está ao lado de Deus Pai. Ele é o que apita no verdadeiro templo (não esses criados por mãos humanas, mas o criado por Deus). Todo sacerdote estabelecido tinha que ter alguma coisa coisa a oferecer no altar. E se o verdadeiro sacerdote fosse só um homem na terra, ele não teria nada que realmente tivesse valor pra sacrificar, porque os sacerdotes humanos oferecem o que tem conforme os mandamentos, que são só uma sombra das coisas do céu. Inclusive Moisés montou os paranauês pra adorarem a Deus conforme o que viu.

Só que agora o nosso sacerdote tem uma função MUITO mais excelente, sendo que a proposta dele como aliança é baseada em promessas que dão de mil a zero nas dos mandamentos. Se a primeira aliança (a dos mandamentos) fosse boa o suficiente, não haveria necessidade da segunda. E não há nada de novo, pois Deus havia dito que viriam dias em que Ele ia fazer uma nova aliança com Israel e a família de Judá (de onde vem os judeus). E que essa aliança não seria mais como a de antigamente que serviu para tirar o povo da escravidão no Egito, mas esta nova se baseia em gravar as suas leis no entendimento e no coração. Este entendimento transformado é que fará com o que Ele seja nosso Deus e nós o seu povo.

A ideia é que não seja mais necessário ensinar um ao outro, mas todos da família conhecerão a Deus pessoalmente. Deus diz que terá misericórdia a gente e irá se esquecer de tudo que fizemos de ruim.

Se dizemos Nova Aliança, então é meio óbvio que a outra se tornou velha. O que envelheceu é porque está perto do fim.

Por Ariovaldo Jr

COMPARTILHE: