Galátas 3

08/04/2014

Manos, vocês estão malucos? Perderam a noção? Que zueira é essa? Vocês foram seduzidos? Porque, até pouco tempo, vocês declararam publicamente que creram em Cristo, e agora vocês estão querendo colocar um “plus” naquilo que Jesus Cristo já fez?

Então agora, de uma hora para outra, vocês estão dizendo que há uma série de regras da velha Lei que precisam ser guardadas, como um tipo de complemento para a salvação. Ei Malucos! Prestem a atenção! Vocês receberam o Espírito Santo por meio de práticas da Lei ou foi pela mensagem do Evangelho? Vocês não são tão estúpidos assim, mas estão agindo como se fossem todos uns tapados, receberam de graça a salvação, mas agora querem aperfeiçoar a salvação de vocês usando regras da Lei que já caducaram? Não entendo!

Caras, olhem para as coisas maravilhosas que todos aí têm vivido não são suficientes para provar o quanto o evangelho é suficiente? Afinal a quantidade de milagres que ocorrem aí, é proveniente da prática da Lei ou por conta do que o evangelho faz por meio da fé de vocês? Façam a conta manés!

Ok, os caras que estão aí seduzindo vocês com a história de que é preciso seguir a Lei, se gabam de serem filhos de Abraão. Eles acham que por possuírem um laço biológico com Abraão possuem um tipo de força superior, um pedigree. Essa conversa mole tá toda errada, e vocês estão entrando nela de bobeira. A própria Palavra diz que Abraão creu em Deus pela fé. Vocês creram em Deus da mesma forma, daí quem crer pela fé, é de fato filho de Abraão. Isso quer dizer que tudo que foi prometido à Abraão, foi prometido à vocês. Então, galera, para com essa modinha de judaísmo.

Até porque, todos que confiam de alguma forma na prática da Lei como um tipo de legitimador da fé, estão de fato é debaixo de maldição. É maluco, você que tá aí achando que é só guardar o sábado, é bom começar a fazer tudo que a Lei fala e não só o que você acha bonitinho, porque tá escrito que aquele que não cumprir toda a Lei, e toda é toda mesmo, está sob maldição. A Lei é incapaz de salvar alguém. É importante que vocês sejam mais espertos, e ao invés de acreditarem nessa conversa-fiada de que a é pela obra que seremos justificados, porque é exatamente isso que a Lei promove, creiam, mas creiam mesmo que é pela fé que somos justificados.

Cristo nos redimiu de uma vez por todas da maldição da Lei, porque morreu numa cruz e a Lei diz que quem morre assim é maldito. Ele levou a nossa maldição sobre si, foi Cristo que foi pra cruz e não a Lei. Ele nos tornou filhos de Abraão pela fé, herdeiros de todas as bênçãos que foram prometidas a ele, e nos tornou morada do Espírito Santo tudo isso pela fé.

Manos, na boa, a promessa é superior à Lei, por um princípio: ela é mais antiga.. A Lei veio quatrocentos e trinta anos depois da promessa que Deus fez a Abraão, sendo assim ela não pode anular um testamento (promessa) mais antigo que já fora dado como certo.
Galera, amo muito vocês, por isso entendam: se a herança que temos em Deus vem pela Lei, então deixem de crer que ela vem pela promessa a Abraão. Sei que uma pergunta tá aí na cabeça de vocês agora: “então tá Paulo, pra quê então Lei?” Ela existe como contraste, para mostrar que algo não ia bem. É um tipo de tira-teima para mostrar que nós somos pecadores. Até que enfim veio a semente que Deus prometeu a Abraão que é Cristo. É bom que vocês também saibam que a Lei havendo sido dada por anjos não tira o mérito dela, pois quem mandou dar a notícia foi Deus. Mesmo que Moisés tenha feito o papel de intermediário na aplicação da Lei, Deus foi quem o mandou, só que no caso da promessa, foi o Boss que veio pessoalmente entregar a Abraão, sentiu a pressão?

A Lei então é contrária a promessas de Deus? Não, pois ele mesmo foi quem deu as duas. Você só pode colocar as duas como adversárias quando você acha que ambas são capazes de promover a salvação. A Lei não é capaz de fazer ninguém melhor, ela só é capaz de dizer o quanto somos ruins. Ela só foi capaz, por meio das escrituras, colocar todo mundo no mesmo balaio. Ela é quem diz “Tá todo mundo ferrado”. Só por meio da fé em Cristo é que somos retirados deste “balaio maldito”.

Antes que a promessa se cumprisse, estávamos todos dentro deste balaio de louco. A lei era quem estava sentada encima da tampa dele. Mas ela não fazia por mal, a Lei estava esperando que a promessa se cumprisse para que todos nós fossemos salvos por Cristo mediante a fé.

Brothers, o serviço da Lei já terminou. Ficou sentada na tampa deste balaio de doido, mas agora ela perdeu função. Então por estarmos todos juntos por meio do batismo em Cristo, estamos revestidos Dele. Não há como diferenciar ninguém, não há mais diferenças entre homem e mulher; grego e judeu, patrão e empregado; curinthiano e palmeirense; somos todos uma coisa só em Cristo.

E se é que vocês me entenderam até agora, vivam como servos de Cristo, somos descendência de Abraão e herdeiros da promessa. Não precisamos ser emuladores de judeus, para ganhar alguma coisa, já somos herdeiros. Sacaram?

Guilherme Burjack - burjack@gmail.com

COMPARTILHE: