Atos 9

30/03/2013

O tal do Saulo era tipo o Brad Pitt em Bastardos Inglorious. Ele respirava ameaças e mortes contra os discípulos de Jesus. Então foi ao líder da religião vigente e pediu mandados de prisão para qualquer pessoa que fizesse parte desta nova "seita".

Indo pra Damasco, uma luz muito forte vinda do céu o cercou. O lance era tão forte que ele despencou no chão enquanto ouvia uma voz que dizia: "Ô Saulo, pra que tá me perseguindo?". E Saulo, depois de provavelmente ter imaginado que fosse um ET ou algo pior, perguntou: "Qu-qu-quem é você Senhor?". E a voz respondeu: "Sou Jesus, o que você está perseguindo! Dar murro em ponta de faca é burrice véio!". E Saulo perguntou tremendo de medo e quase se borrando todo: "Senhor, o que quer que eu faça?". E Jesus disse pra ele entrar na cidade e aguardar instruções.

A galera que tava junto na viagem ficou assustada, pois ouviam a voz mas não viram nada. Saulo quando se levantou percebeu que estava cego. E teve que ser guiado por outra pessoa pra conseguir chegar em Damasco. O coitado ficou três dias sem ver e não comeu nem bebeu nada nesse tempo.

Lá em Damasco tinha um discípulo de Jesus chamado Ananias e ele recebeu uma visão onde foi instruído exatamente a respeito de um certo endereço que deveria ir pra encontrar o Saulo pra curar os zóio dele. Ananias que era macaco velho, argumentou com Deus. E disse: "Ô Deus, esse cara aí tá matando os seus seguidores... e veio aqui pra prender quem também for da mesma fé. Tem certeza que é esse cara?". E o Senhor respondeu: "Relaxa que esse cara é especial. Eu o escolhi pra levar meu nome entre os pagãos, dos reis e dos filhos de Israel. Vou mostrar pra ele o quanto terá que sofrer por causa do meu nome!". Ainda bem que Jesus não falou isso pra um crente de hoje em dia, senão o crente amarraria Jesus em nome de Jesus pra repreender a palavra de Jesus porque ela não era de Jesus!

Ananias foi lá conforme as instruções e encontrou Saulo. Colocou as mãos nele e disse: "Aí brother, o senhor Jesus que te apareceu faz três dias me mandou aqui pra você voltar a enxergar e pra que seja cheio do Espírito Santo". E naquela mesma hora foi como se tivessem tirado uma lente de contato dos olhos de Saulo, tendo ele voltado a enxergar imediatamente. Ele foi batizado, comeu com a galera e descansou. Aproveitou alguns dias com os outros discípulos que estavam em Damasco.

E logo estava ensinando as coisas a respeito de Jesus ser o Filho de Deus nos templos. O povo que ouvia ele falar ficava sem entender, pois sabiam que ele era o mala que perseguia a Igreja. Mas Saulo insistia no ensino das coisas de Jesus.

Muitos dias depois, quando os judeus ficaram sabendo do que havia rolado com Saulo, fizeram planos para o matar quando passasse pelos portões da cidade. Então os discípulos tiveram que descer ele pelo muro dentro de um cesto. E assim ele escapou.

Indo Saulo pra Jerusalém, tentou ficar mais próximo dos outros discípulos de Jesus, mas eles tinham medo dele. Aí Barnabé o apresentou aos outros apóstolos e contou o quanto ele era hábil em falar da salvação em Jesus para as pessoas.

Saulo era atrevido em falar de Jesus. Batia boca com os gregos inclusive, mas eles queriam matá-lo (tolerância zero com quem sabe debater né?). Aí os irmãos o levaram até Cesaréia e de lá o enviaram pra Tarso (cidade natal de Saulo).

Assim foram plantadas Igrejas em tudo quanto é lugar nos arredores de Jerusalém. O povo era fortalecido em seu entendimento e tinham muito respeito pelas coisas de Deus. E eram cuidados pelo Espírito Santo.

Um dia Pedro estava de passagem por diversos lugares quando chegou em Lida. Lá havia um tal e Enéias (não, não era o barbudo candidato a presidente) que há oito anos estava paralítico deitado em uma cama. Pedro virou pra ele disse: "Enéias, Jesus Cristo está te dando saúde agora. Levanta daí agora!". E ele se levantou. O povo que morava em Lida e região se converteu em massa, pois ficaram surpresos com tudo que viram.

Em outra cidadezinha chamada Jope, havia uma mulher chamada Tabita que era muito conhecida por sua generosidade para com os necessitados. Ela tinha ficado doente naqueles dias e havia morrido. Tava pronta pra ser sepultada já, de banho tomado e roupa pronta. Mas os discípulos ficaram sabendo que Pedro tava por perto e pediram pra ele vir até ali. Pedro viu aquele tanto de mulher chorando e mostrando as roupas que a Tabita havia feito quando estava com elas (parece tipo um centro comunitário de artesanato, né?).

Pedro botou todo mundo pra fora, ficou de joelhos e orou. Aí virou pro corpo e disse: "Tabita, levanta aí dona!". E ela abriu os olhos e se sentou. Ele a levou pra fora e a entregou para todos os que estavam lá prontos pro velório.

Isso se tornou fato conhecido em toda Jope e muitos creram em Jesus.

Pedro acabou ficando vários dias por lá, na casa de um sujeito chamado Simão, especialista em couro.

Ariovaldo Jr - contato@bibliafreestyle.com.br

COMPARTILHE: