Atos 16

07/04/2013

Paulo e Silas chegaram em Derbe e Listra, onde conheceram um rapaz chamado Timóteo que era filho de uma mulher crente lá de Judá, mas o pai era grego (considerados pagãos na época). E toda a galera dizia que o moleque era gente boa pra caramba, além de amar a Jesus de verdade.

Aí Paulo o convidou pra dar um rolê com ele. Só que pra calar a boca dos judeus xaropes que tavam perturbando com aquele papo de operar a fimose (circuncisão), Paulo então operou Timóteo ele mesmo. É isso mesmo que você está lendo! Sem anestesia e espero do fundo do coração que não tenha sido com uma faca de passar manteiga.

À medida que passavam pelas Igrejas nas cidades, iam espalhando cópias das cartas com as recomendações enviadas pelos apóstolos e demais líderes da Igreja em Jerusalém. E todo mundo se sentia cuidado, mesmo a Igreja crescendo dia a dia.

Quando passaram pela Frígia e pela Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de ensinarem as coisas de Deus na Ásia. E mais pra frente foram impedidos também de ir em Bitínia (atual Turquia). Por fim dormiram em Trôade, onde Paulo teve um sonho sinistraço naquela noite. Sonhou que uma pessoa da Macedônia (que seria mais conhecida no futuro como Iugoslávia) aparecia pedindo pra que eles fossem pra lá. Quando acordou, entendeu que era Deus apontando o caminho. E partiram praqueles lados.

Na primeira cidade da Macedônia já ficaram vários dias. Até que se converteu e foi batizada uma vendedora de púrpura chamada Lídia, e ela constrangeu a galera a ficar na casa dela. Mas num outro dia, quando saíam pra orar, esbarraram numa moça que tinha um espírito de adivinhação. E ela era explorada financeiramente por uns pilantras.

Toda vez que passava perto ela dizia: "Estes homens aí tão aqui pra ensinar o caminho da salvação. Eles servem ao Deus Altíssimo!". E Paulo foi ficando de saco cheio disso. Depois dessa situação se repetir algumas vezes, ele virou pra ela e disse: "Em nome de Jesus Cristo, tô mandando você cair fora!". E na mesma hora o espírito teve que sair.

Quando os seus "cafetões espirituais" perceberam que a fonte de lucro havia acabado, mandaram prender os dois. E disseram pro juiz que eles tavam ensinando coisas que não deviam ser ensinadas porque não eram costumes romanos. Por fim mandaram rasgar as roupas dos dois e lhes deram umas lambadas com vara.

Depois de apanharem pra valer, os jogaram na prisão presos num tronco pelos pés, enquanto um guarda ficava do lado de fora da cela. Mas lá pra meia noite, Paulo e Silas tavam lá de boa cantando uma música do Palavrantiga de boaaaa... e os outros presos só ouviam.

De repente rolou um terremoto tão forte que as estruturas da cadeia saíram do lugar. Todas as portas e todas as algemas e troncos onde os presos estavam trancados se abriram. O guarda acordou no susto, e vendo que tudo tava aberto, tirou a espada pra se matar, tamanho foi o desespero do cara. Mas Paulo correu e gritou: "PÁÁÁÁÁRA COM ISSO DOM! Tá todo mundo aqui!".

O guarda entrou na cela e caiu de joelhos na frente de Paulo e Silas. Então os levou pra fora e perguntou: "Rapaziada... o que eu preciso fazer pra ser salvo?". E eles responderam: "Acredite que Jesus Cristo é o senhor de tudo e você será salvo. Os da sua casa também vão encontrar salvação". E foram pra casa do guarda, onde falaram das coisas de Deus pra todos lá. Depois de terem suas costas lavadas e cobertas de bandeide, batizaram todos daquela família. E sentados todos na mesa, comeram felizes por crerem no que Deus havia feito.

No dia seguinte o juiz mandou soltar os dois, e o carcereiro ficou na miúda sobre o que havia acontecido. Apenas os avisou que podiam vazar de boa, sem se preocupar com mais nada. Mas Paulo, boca dura que era, virou e disse: "Na-na-ni-na-não! Espancaram a gente publicamente e nos prenderam sem sermos condenados! Sabiam que somos romanos? Se quem que a gente saia, venham e implorem".

Por fim os que o botaram na cadeia tiveram que vir e implorar pra que eles vazassem de boa sem prestar queixa.

Eles então vazaram dali, tendo antes passado na casa da Lídia pra dar notícias e pra se despedirem.

Ariovaldo Jr - contato@bibliafreestyle.com.br

COMPARTILHE: