Atos 15

06/04/2013

Como o povo gosta de um "mandamento", alguns que tinham vindo da Judéia pra Antioquia começaram a falar que os pagãos quando se convertessem deveriam cortar a ponta do pipiu (circuncisão, ou cirurgia de fimose) para que pudessem ser salvos. Obviamente Paulo e Barnabé já quebraram o pau com eles! Pra você ver que desde sempre o povo inventa essas modas de resgatar coisas da cultura judaica que não tem proveito algum.

Já que não chegavam num consenso, foram então Paulo, Barnabé e alguns líderes daquela Igreja pra Capital, afim de se encontrarem com os demais apóstolos e conversassem sobre essa situação chata. Por onde passaram foram contando que os pagãos estavam também se tornando discípulos de Jesus e isso deixou todo mundo muito feliz.

Em Jerusalém também houve muita satisfação em ouvir notícias tão massa. Mas alguns que eram fariseus haviam se convertido e também perturbavam a Igreja com esse papo furado de operar a fimose da galera por causa do "mandamento".

Todos se reuniram pra debater o assunto e o pau quebrou legal. Pedro então se levantou e falou: "Galera gente boa! Vocês tão ligados que Deus me escolheu faz teeeeempo pra que os pagãos pudessem ouvir das coisas de Deus e se tornassem irmãos. Pois se Deus não regulou seu Espírito pra essas pessoas, qual a diferença entre eles e nós? Vamos ser coerentes gente! As coisas da Lei eram tão pesadas que nem nossos antepassados conseguiram aguentar. Pra que tentar a Deus colocando esses pesos inúteis nas costas das pessoas? Somos salvos é pela GRAÇA do Senhor Jesus Cristo!"

Então Paulo e Barnabé também contaram de tudo que haviam visto Deus fazer no meio daquele povo. E Tiago pediu pra falar:

"Paquitos... Deus já tá salvando os pagãos. E isso é coerente com o que os profetas previram no Antigo Testamento. Então pelamordeDeus, vamos parar de perturbar as pessoas com coisas desnecessárias! Daqui a pouco vocês vão querer usar óleo de Israel, mirra, tijolinho abençoado, oração com foto das pessoas ou outros amuletos inúteis! Vamos escrever pra eles recomendando que se afastem da idolatria, da prostituição, do chouriço e do sangue em geral".

Todo mundo achou muito razoável a proposição de Tiago e então escreveram uma cartinha ensinando essas coisas. E enviaram as cartas pelas mãos dos que tinham vindo de fora para debater essa questão.

Quando chegaram em Antioquia e leram a carta pra Igreja de lá, o povo ficou feliz pra caramba! E Judas e Silas que também eram profetas animaram e confirmaram a fé dos irmãos ali por muito tempo. E depois de um tempo vazaram os que tinham vindo de Jerusalém, mas Silas resolveu ficar.

Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia ensinando as coisas de Deus junto com várias outras pessoas. Até que depois de algum tempo Paulo quis refazer a turnê que havia feito no capítulo 14, e Barnabé não quis ir, mas queria enviar João Marcos no seu lugar.

E a treta entre os dois foi tão feia, que acabaram encerrando a dupla sertaneja "Paulo & Barnabé". Por fim Barnabé pegou João Marcos e foi pro Chipre, enquanto Paulo pegou Silas e foi para a Síria e Cilícia, dando um gás nas Igrejas que haviam plantado por aqueles lugares.

Ariovaldo Jr - contato@bibliafreestyle.com.br

COMPARTILHE: