Atos 13

04/04/2013

Na Igreja em Antioquia havia homens que manjavam MUITO das coisas de Deus. Tanto em poder como em conhecimento. Eram eles Barnabé, Simeão Níger, Lúcio, Manaém e Saulo.

Como eram homens que tinham uma vida dedicada às coisas de Deus, foram orientados pelo Espírito Santo enquanto jejuavam a enviarem Barnabé e Saulo para o Chipre. A Igreja impôs as mãos sobre eles e os mandaram ir logo. Quando chegaram a uma cidade chamada Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nos templos dos judeus. Inclusive descolaram a ajuda de João pro serviço.

Ainda viajando, chegaram a Pafos, onde havia um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Inri Cristo. Ops... esse é outro falso profeta! O nome daquele era Elimas. Um dos governadores de certo território romano havia se interessado pelas coisas que Barnabé e Saulo ensinavam, mas o tal do Elimas fazia de tudo para impedí-lo de ouvir a verdade.

Aí Saulo (que daqui em diante chamaremos de "Paulo" por ser de origem romana e de mais fácil identificação por aquelas bandas), mirou bem no meio dos olhos de Elimas e disse: "Filho do diabo, com o coração lotado de engano e malícia, inimigo do que é correto... até quando vai ficar atrapalhando o caminho perfeito de Deus?" (HÁÁÁ! E você ainda acha que um cristão deve apenas ficar ORANDO quando vê alguém fazendo besteira? Desculpa aí!).

E Paulo continuou: "Pra você largar de ser besta, a mão de Deus vem agora contra você e irá ficar cego por um tempo!". E então CATAPIMBA! Elimas ficou cego e ficou desesperado pra encontrar quem o guiasse. Quando o governador viu isso, virou crente na hora, maravilhado com as coisas de Deus.

Paulo e os demais então vazaram de Pafos, indo pra Antioquia. João no meio do caminho vazou e voltou pra Jerusalém. Ao chegarem em Antioquia, foram pra um templo dos judeus pra ensinar, em pleno sábado (dia de culto na época). Lá leram os livros da lei e dos profetas e abriram pra comentários. Então Paulo se levantou, pediu silêncio pra galera e começou a explicação:

"Deus escolheu nossos antepassados pra fazer deles um povo escolhido. E os tirou da escravidão do Egito, tendo aguentado com muita paciência suas idiotices até que toda uma geração nova surgisse. Depois fez um limpa nos povos que ocupavam a Terra Prometida para que pudéssemos viver aqui. Deus então levantou juízes pra fazerem justiça e depois profetas poderosos. Quando o povo pediu um rei, Deus deu Saul e depois Davi. Pois não tava prometido que o Cristo seria da descendência de Davi? Então... Deus não é tanga frouxa e honra suas promessas! Ele enviou João (que deixou claro que não era digno de amarrar o All Star dele) pra avisar que o Cristo estava chegando e depois enviou Jesus!"

"Se vocês são mesmo filhos da geração de Abraão, então aceitem a verdade. Os que habitavam em Jerusalém não o reconheceram e acabaram matando a Jesus de forma cruel e humilhante. Mas Deus o ressuscitou! E muitos o viram vivo! Agora estamos aqui anunciando estas coisas pra vocês. Conforme as Escrituras já diziam, Deus salvou o seu SANTO!"

"Saibam que EM JESUS CRISTO estamos anunciando a vocês o perdão dos pecados. E tudo que a Lei não pode resolver, Jesus pode. Então pelamordeDeus, não sejam tapados como nossos antepassados, mas reconheçam o que as Escrituras apontam!"

Então os judeus piraram naquilo tudo e pediram pra que continuassem ensinando na semana seguinte. Toda a cidade colou lá pra ouvir as coisas de Deus! [IRONIA MODE ON] Mas alguns judeus invejosos começaram a descer a ripa gratuitamente no que Paulo e Barnabé falavam. Eles diziam que aquilo tudo era patético [IRONIA MODE OFF].

Paulo e Barnabé, com toda ousadia, disseram: "Era justo que a verdade fosse dita primeiro para o povo escolhido de Deus. Mas já que vocês estão cagando e andando pro que digo, nós vamos é voltar a viver entre os pagãos! Deus nos levantou como luz no meio daquele povo que vive no escuro, pra salvação de muitos até onde o Judas perdeu as botas."

O povo que era chamado de "pagão" delirou diante deste pronunciamento. Pela primeira vez a "elite" espiritual perdeu o privilégio para as pessoas comuns. E todos quantos Deus havia predestinado a serem salvos, naquele dia encontraram a salvação.

Em todo aquele Estado as coisas de Deus eram ensinadas. Mas ainda sim havia perseguição dos religiosos xiitas. Eles fizeram umas mulheres inventarem altas histórias mentirosas para denegrir a imagem dos apóstolos.

Cansados dessa palhaçada toda, sacudiram até o pó dos pés (pra ficar claro que não levaram nada daquele lugar) e vazaram pra Icônio. E que vida cheia de alegria viviam estes homens cheios do Espírito Santo!

Ariovaldo Jr - contato@bibliafreestyle.com.br

COMPARTILHE: