Atos 11

02/04/2013

Quando os outros apóstolos e os demais crentes ficaram sabendo que os pagãos também tinham recebido a Palavra de Deus, alguns ficaram meio encucados. Assim que Pedro voltou pra Jerusalém já vieram os defensores da circuncisão pra debater que era absurdo ele inclusive entrar na casa dessas pessoas. Circuncisão nada mais é do que operação de fimose, ordenada por Deus para, dentre outras coisas, deixar claro que aquele era um povo escolhido e separado do resto do mundo. E os que tinham a pele da pontinha do pinto cortada insistiam que os que não tinham não mereciam as coisas de Deus.

Aí Pedro narrou detalhadamente tudo que havia acontecido e sobre como Deus lhe deu uma visão pra que entendesse o negócio. Se você não sabe do que estou falando, leia o capítulo anterior.

Pedro comentou que Jesus havia dito que embora João tivesse batizado pessoas com água, Ele batizaria pessoas com o Espírito Santo. E concluiu: "Se esses que eram chamados de pagãos receberam do mesmo Espírito de Deus que nós quando creram, quem sou eu pra discutir com Deus? Não sou tão burro assim!".

E todos se acalmaram e ficaram felizes por descobrirem que o tal plano de Salvação de Deus era não apenas praquele povo, mas pro mundo inteiro. Isso foi uma mudança drástica de paradigma pra Igreja, porque depois que mataram Estevão (se não sabia que ele morreu, leia o capítulo 7), os discípulos de Jesus iam por todas as cidades próximas ensinando as coisas de Deus apenas para quem fosse judeu.

Mas alguns discípulos que eram do Chipre e da atual Líbia não levaram esse papo furado de pedigree espiritual em conta, e saíram ensinando as coisas de Jesus pra todo mundo. E Deus se agradou muito disso, pois o poder neles era visível, além é claro da quantidade de pessoas que haviam se convertido ao Senhor.

Essas coisas se tornaram tão famosas que chegaram aos ouvidos dos apóstolos lááááá em Jerusalém. Eles então enviaram a Barnabé pra cidade de Antioquia para confirmar que Deus tava mesmo nesse negócio. Quando ele chegou, ficou feliz pra caramba, pois encontrou um povo sincero e dedicado às coisas de Deus. Ele animou a todos com muita conversa, para que permanecessem fiéis à mensagem que ouviram de Deus. Barnabé era um cara cheio de fé e do Espírito Santo.

Depois Barnabé viajou pra Tarso pra buscar o Saulo (que antes perseguia a Igreja e virou irmão no capítulo 9) e levá-lo pra Antioquia. E durante um ano inteiro eles ficaram naquela Igreja ensinando a todas as pessoas. E exatamente naquela Igreja cheia de pessoas sem o menor pedigree religioso, os discípulos foram pela primeira vez na história chamados de CRISTÃOS, que significa "pequenos cristos".

Ainda naqueles dias vieram de Jerusalém alguns cristãos que eram verdadeiros profetas na sua geração. Um deles, chamado Ágabo, entendeu pelo Espírito Santo que haveria uma fome braba no mundo inteiro muito em breve. E a Igreja então se mobilizou para enviar socorro aos irmãos lá da Judéia.

Essas ofertas coletadas foram levadas pessoalmente por Barnabé e Saulo aos homens mais respeitáveis da Igreja na Judéia, para que administrassem bem a ajuda aos que precisassem.

Ariovaldo Jr - contato@bibliafreestyle.com.br

COMPARTILHE: