1 Timóteo 5

01/07/2017

Quanto aos mais velhos, não seja duro demais com eles, mas cuide deles como se fosse seu pai. E aos mais novos, como irmãos. Quanto às mulheres idosas, cuide como mãe, e às moças como se fossem irmãs. Trate de maneira digna as viúvas que são verdadeiramente carentes. Mas se alguma delas tem filhos ou netos, ensine que a família aprenda primeiro a exercer piedade com os seus e recompensando seus pais, pois isto é bom e agradável diante de Deus. A viúva desamparada espera em Deus, insistindo dia e noite em oração e pedidos diante de Deus por todos. Mas a que vive pro seu próprio prazer, embora esteja viva é como se estivesse morta. Ensina tudo isso pra que elas não possam ser acusadas de nada.

Mas se alguém não cuida dos da sua própria família, então negou a fé e é pior do que o descrente.

Não considerem como viúva a que tem menos de 60 anos. Viúva é a que tenha sido casada uma única vez e teve testemunho de boas obras: criou os filhos, praticou hospitalidade, serviu aos santos, socorreu os aflitos e praticou todo tipo de boa obra. Mas as mais novas não devem ser consideradas como essas víuvas que citei, pois passa um tempo e vão querer se casar e se condenando por haverem desprezado o compromisso que fizeram primeiro.

Além disso, estas costumam ficar vagabundeando de casa em casa, não apenas a toa, mas conversando besteiras e curiosas, sendo as propagadoras de coisas que não convém. As que são moças, que se casem de novo, tenham filhos, governem a casa e não deem oportunidade do diabo de as acusar de nada. Algumas já foram por esse caminho e acabaram seguindo a Satanás.

Mas quanto às viúvas de verdade, que os crentes as socorram, de modo a não sobrecarregar a Igreja. Assim a comunidade pode se ocupar de ajudar só as que são realmente desamparadas.

Os pastores que governam bem a Igreja sejam considerados dignos de honra dobrada, principalmente os que trabalham no ensino da Palavra e na doutrina. A Escritura diz que não se deve amarrar a boca do boi enquanto ele pisa o trigo e, digno é o trabalhador do seu salário. Não aceitem acusação contra eles, a não ser se não for por duas ou três testemunhas. O que forem pegos em pecado, que sejam repreendidos na presença de todos, para que também os demais aprendam.

Quero te constranger diante de Deus, de nosso Senhor Jesus e dos anjos eleitos, que sem poupar ninguém de nada, faça tudo qeu eu tenho ensinado, sem deixar nada pela metade. Cuidado pra não por as mãos na cabeça de ninguém precipitadamente. Não seja cúmplice dos pecados alheios, mas se conserve puro sempre. Pare de beber só água, mas tome um pouco de vinho também pra ajudar com suas dores de estômago.

Os pecados de alguns a gente vê logo, vindo depois disso o juízo. Mas tem gente que os pecados demoram pra aparecer. Assim são também as coisas boas que fazemos. As ruins não podem ser escondidas e, no tempo certo, vão aparecer.

Por Ariovaldo Jr

COMPARTILHE: